Digite o que procura

Tags:

Dia Mundial contra o Câncer

04/02/2018
Compartilhar

Combate ao câncer

Dia 04 de fevereiro é o dia mundial contra o câncer, instituído no calendário mundial em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC). Mais do que uma data, é um movimento global que une a população mundial na luta contra essa doença com o objetivo de salvar vidas através da sensibilização e educação para reforçar a importância da prevenção e diagnóstico precoce.

Atualmente, 8,8 milhões de pessoas morrem devido a doença em todo o mundo a cada ano, desses, 4 milhões morrem prematuramente (com idade entre 30 a 69 anos). O câncer pode afetar qualquer pessoa direta ou indiretamente, e as pessoas – em grupo ou individualmente – devem fazer a sua parte para reduzir o impacto dessa doença no mundo. É com esse conceito que a UICC adotou o tema “Nós podemos. Eu posso” (We can. I can) para inspirar e conscientizar as pessoas sobre o câncer.

Dados do Brasil

O INCA divulga a cada dois anos, um relatório com estimativas sobre o câncer, traçando um panorama da doença no Brasil. Para os anos de 2016-2017 os dados apresentaram cerca de 596 mil novos casos, sendo os cânceres maior incidência, com exceção do de pele não melanoma, os de próstata, pulmão e colorretal nos homens. Mama, colorretal e colo de útero nas mulheres.

Câncer em Homens Casos Novos
Próstata 61.200
Traqueia, Brônquio e Pulmão 17.330
Cólon e Reto 16.660
Estômago 12.920
Cavidade Oral 11.140
Câncer em Mulheres Casos Novos
Mama 57.960
Cólon e Reto 17.620
Colo do Útero 16.340
Traqueia, Brônquio e pulmão 10.890
Estômago 7.600

Nós podemos. Eu posso.

Dia Mundial contra o câncer

O Dia Mundial do Câncer é uma data para nos fazer refletir sobre o que podemos fazer na luta contra o câncer.  Em 60% dos diagnósticos, ele já está em estado avançado.  1/3 dos casos podem ser evitados com pequenas atitudes que tornam nossa vida mais saudável.  O tabagismo é responsável por cerca de 30% das mortes  e o excesso de peso e sedentarismo são fatores comprovados e extremamente preocupantes para o desenvolvimento de diversos tipos da doença.

Existe uma necessidade urgente de ações para aumentar a conscientização sobre a doença e desenvolver estratégias práticas para reduzir o peso da doença.  “Nós podemos. Eu posso” fazer a diferença nessa luta. Educar e informar pessoas e comunidades sobre a ligação entre o estilo de vida e o câncer, é o primeiro passo para a prevenção.

Escolher um estilo de vida saudável

A combinação de atitudes saudáveis ajudam na redução do risco de câncer: não fumar, praticar atividades físicas, consumir alimentos e bebidas saudáveis e reduzir a exposição à radiação ultravioleta do sol.

Manter o peso adequado

Estar acima do peso aumenta as chances de desenvolver câncer. Por isso, é importante controlar o peso por meio de uma boa alimentação e manter-se ativo.

Ter uma alimentação saudável

A alimentação deve ser variada, equilibrada, saborosa. Frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões são os principais alimentos protetores.

Praticar atividade física

Movimente-se de acordo com a sua rotina. Você pode caminhar, dançar, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar da casa ou do jardim.

Evitar a exposição solar das 10h às 16h

Use chapéu, guarda-sol, óculos escuros, camisa de mangas longas e filtro solar durante qualquer atividade ao ar livre. Procure áreas de sombra, elas reduzem em até 50% a intensidade das radiações UV.

Criar ambientes saudáveis

Escolas e locais de trabalho têm papéis importantes na prevenção do câncer. Ambos podem promover uma cultura de saúde ao oferecer refeições nutritivas e tempo para lazer e atividade física.

Compartilhe sua história

O apoio pode vir de muitos lugares: parceiros, amigos, familiares, colegas, profissionais e conselheiros da saúde, grupos de apoio. Compartilhar sua história inspira outras pessoas que vivem com o câncer.

Saiba mais sobre como participar e envolver-se nessa causa www.worldcancerday.org

Tags:

Você pode gostar também